Aconteceu na Reitoria da Universidade Federal de Itajubá (Uniifei) a assinatura do Termo de Cessão de sua área de expansão, de 458.000 m², para a Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai), entidade responsável pela implantação e gestão do Parque Científico e Tecnológico da cidade.
Pela Unifei, participaram os professores Dagoberto Alves de Almeida, reitor; José Arnaldo Barra Montevechi, chefe de Gabinete da Reitoria; Edson de Oliveira Pamplona; pró-reitor de Extensão; Marcos Aurélio de Souza, um dos representantes da Unifei na Inovai; Carlos Henrique Pereira Mello, Diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial da Proex e; Juliana Caminha Noronha, do Centro de Empreendedorismo Unifei (CEU).
Também estiveram presentes, pela Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI), o prefeito, Rodrigo Imar Martinez Riera; o vice-prefeito, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva, e a diretora do Departamento de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Secretaria Municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, Maria Sírcia de Sousa.
Outros participantes do evento foram, pelo Sebrae Minas, a analista técnica Bárbara Sarto; pela Regional Sul da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o presidente, André Luiz Martins Gesualdi, José Evaldo Coelho e Roberto Muzzi, da plataforma de negócios Viakart, parceira da Fiemg em Belo Horizonte – MG; pela Inovai, o diretor geral, Maurício de Pinho Bitencourt, e o diretor de Inovação, Carlos Vitor Rodrigues Conti, e pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm), os professores Cirineu Ferreira dos Santos e Ronaldo Sales Abranches e Hector Gustavo Arango.
Na oportunidade, também foi assinado o Termo de Cessão para uso temporário das dependências do Complexo Histórico e Cultural da Unifei, no centro da cidade, pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit), uma das unidades que compõem o ecossistema de empreendedorismo do município.
Durante sua fala, o reitor da Unifei, professor Dagoberto, comentou sobre a importância de pessoas que, com suas atitudes, estão influenciando positivamente a história da humanidade e transformando gerações, como é o caso dos integrantes das entidades que compõem a Inovai. Ele também citou a troca de correspondências mantida recentemente com o ex-ministro Marco Antônio Raupp, que parabenizou a Unifei por seu papel na concretização do Parque Científico Tecnológico de Itajubá.
Já o prefeito municipal, Rodrigo Riera, disse que o ato da assinatura do Termo de Cessão do terreno para a Inovai era um dos mais importantes acontecimentos da história itajubense e que a iniciativa da Unifei iria mudar o presente e o futuro do município. “Este é um dos maiores investimentos feitos em Itajubá, que será outra cidade, para melhor, a partir de agora”, afirmou o prefeito.
Após o evento realizado, os presentes foram convidados pelo professor Dagoberto para uma sessão de fotos, para registro desse momento, nas áreas próximas à entrada principal do campus sede da Unifei.
Aprovação pelo Consuni
O Termo de Cessão da área de expansão da Unifei para o Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, que deverá ser gerido pela Inovai, havia sido aprovado, por unanimidade, durante a 5ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) da Unifei, realizada no último dia 07 de maio.
Conforme descrito na 13ª Resolução aprovada na reunião:
“Constitui objeto deste instrumento a cessão de uma área de 458.000 m², localizada na área de expansão da Unifei – Campus de Itajubá, delimitada pela Rodovia Itajubá-Maria da Fé, denominada MGC-383, Estrada Lourenço Velho, Avenida 02 projetada e divisas da Área de Expansão conforme planta, do Anexo I, parte integrante do documento, para a implantação e execução do projeto Parque Científico e Tecnológico de Itajubá”.
A citada resolução do Consuni foi publicada no Boletim Interno Semanal (BIS) da Unifei número 20, de 14 de maio de 2018, que está disponível no link:https://unifei.edu.br/comunicacao/boletim-interno-semanal/
Esta cessão aprovada pelo Consuni foi a segunda ação concreta para a concretização do parque, como uma garantia de seu espaço físico. Este é um dos investimentos que serão feitos pelas entidades integrantes da Inovai, entre as quais, além da Unifei, estão o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (Simmmei), que irá contribuir financeiramente com a construção do parque, e a PMI, que promoverá a viabilidade da obra, com a disponibilização de infraestrutura, como energia elétrica, rede de água e saneamento básico.
Fonte: Unifei