Na última semana, aconteceu a banca de avaliação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá – INCIT para a conquista da certificação do modelo Cerne. Com isso, a incubadora demonstra que tem capacidade para prospectar, selecionar e transformar boas ideias em negócios inovadores bem sucedidos, sistemática e repetidamente.
Com a implantação do CERNE, a incubadora passa a atuar de forma proativa na promoção do desenvolvimento sustentável, com base na inovação, tendo em vista que o objetivo primordial de uma incubadora é a geração sistemática de empreendimentos de sucesso. A certificação representa que todos os sistemas implantados pelos processos-chave estão diretamente relacionados ao desenvolvimento dos empreendimentos.
Para Claudiane Oliveira, coordenadora CERNE da INCIT. “A certificação é um marco muito importante pois atesta o trabalho que temos feito, estávamos há algum tempo nos preparando para isso. E, para o ano de 2023 estamos nos preparando para certificar CERNE 2 e CERNE 3”.
Realizado pela Anprotec e o Sebrae, o Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) é uma metodologia que visa promover a melhoria expressiva nos resultados dos ambientes de inovação de diferentes setores de atuação. Para isso, determina boas práticas a serem adotadas em diversos processos-chave, que estão associados a níveis de maturidade (Cerne 1, Cerne 2, Cerne 3 e Cerne 4) e representam passos em direção à melhoria contínua. O objetivo do Cerne é o de promover a melhoria expressiva nos resultados da Incubadora, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, para que os empreendedores tenham mais segurança, além de ampliar a capacidade de geração sistemática de empreendimentos de sucesso.
Nossos agradecimentos pelo apoio dado nessa jornada ao SEBRAE MG, Rede Mineira de Inovação e ANPROTEC.